segunda-feira, 21 de junho de 2010

Biodiversidade ameaçada

Biodiversidade ou diversidade biológica refere-se à variedade de vida no Planeta Terra. Não se sabe quantas espécies animais e vegetais existem no mundo, as estimativas variam entre 10 e 50 milhões, mas até agora os cientistas classificaram e deram nome a 1,5 milhão de espécies. O Brasil é considerado o país da megadiversidade, aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui.
A cada ano aproximadamente 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados. As estimativas sugerem que se isso continuar, entre 5% e 10% das espécies que habitam as florestas tropicais poderá estar extintas dentro dos próximos 30 anos. Tanto a comunidade científica internacional quanto governos e entidades não-governamentais ambientalistas vêm alertando para perda da diversidade biológica em todo o mundo, e , particularmente nas regiões tropicais. A degradação biótica que esta afetando o planeta encontra raízes na condição humana contemporânea, agravada pelo crescimento explosivo da população e pela distribuição desigual da riqueza. A perda da diversidade biológica envolve aspectos sociais, econômicos, culturais e científicos.
O Brasil é agraciado não só com a maior riqueza das espécies, mas também com a mais alta taxa de endemismo. Um em cada onze espécies de mamíferos existentes no mundo é encontrada no Brasil (522 espécies) juntamente com uma em cada seis espécies de aves (1.622) uma em cada quinze espécies de répteis (468) e uma em cada oito de anfíbios.
A composição total da biodiversidade brasileira não é conhecida e talvez nunca venha a ser, tal a sua magnitude e complexidade.
É fundamental que o país intensifique a implementação de programas de pesquisa na busca de um melhor aproveitamento da biodiversidade brasileira e continue a ter acesso aos recursos genéticos exóticos, também essencias para o melhoramento da agricultura, pecuária, silvicultura e psicultura nacionais.

Fonte:

4 comentários:

Fê blue bird disse...

Obrigada por partilha esta excelente informação.
Todos somos poucos para mudar o Mundo!
Mil festinhas

Mari Maricota disse...

Olá!!!
Adorei o blog, estou seguindo...
Lindos seus bichanos, parabéns!
Eu tenho 3 lá em casa, 1 Mimi, que se chama Mimico e duas Totós, que se chamam Capitu e Piti.
Passe lá no Mimi's & Totó's para conhecer eles e seus amiguinhos que são apresentados por lá.

Abs.
Mari

Verena disse...

Oiiii
Obrigada pela visitinha e carinhoso cãomentário
Excelente postagem
Parabéns!
Linda semana
Pautabraços para o Rack e todos os outros aumiguinhos
Pepi

Nikita disse...

Oi Nine e Nina!! Amei seu blog e vou te seguir!!Quando quiser dê uma passadinha lá meu blog, tá bom??

Beijinhos e miadinhas da Nikita:)

Postar um comentário

 
;